SAGRADO FEMININO

Sagrado Feminino é um aspecto espiritual que vem da ancestralidade feminina desde todo o sempre. Busca resgatar uma consciência antiga que têm o objetivo de fazer com que as mulheres despertem o sagrado que habita em cada uma, estimulando autoestima, empoderamento, empatia e sororidade, através da união e do amor incondicional.

Sou Liane Barreto, Bacharela em Naturologia, graduada pela Universidade do Sul de Santa Catarina, Pós-Graduanda em Processos Criativos para Trabalhos em Grupo pelo Instituto Junguiano da Bahia.

Trabalho com Práticas Integrativas de Saúde há quase 15 anos e me iniciei nos saberes do Sagrado Feminino há mais de 20. Fundadora da Natturalis – SPA Urbano Holístico, também sou Womb Keeper e Guardiã de Círculos Femininos de Cura que atuam no despertar do sagrado individual e coletivo, formando círculos de mulheres que buscam autoconhecimento e desejam atuar conscientemente na transformação individual e coletiva através do AMOR.

Atuo agregando as Práticas Integrativas da Naturologia aos saberes ancestrais do Sagrado Feminino, promovendo vivências, rituais, meditações, rodas de cura e imersões. Busco contribuir para a cura de Gaia, auxiliando mulheres a despertar seu sagrado interior, em comunhão com a natureza.

Vivencio meu próprio processo de autocura e desejo compartilhar meus aprendizados com outras mulheres, ampliando os círculos, ressoando no despertar de cura pessoal, coletiva e planetária.

 

                   

 

PROJETOS DO SAGRADO

  • Círculos de Gaia:

Esse é um projeto voltado para mulheres inquietas, que anseiam por se reconectar com a natureza, com o seu sagrado individual e com o sagrado coletivo.

Mulheres que sentem o chamado para experienciar momentos mágicos de conexão com a natureza divina por meio dos rituais; Entrega, acolhimento e partilha através das vivências; E troca de conhecimentos que serão adquiridos círculos de saberes.

Ofereço experiências relacionadas ao sagrado feminino e às praticas integrativas para mulheres que são buscadoras do autoconhecimento e do crescimento pessoal e transpessoal. As vivências estimulam a criatividade e o empoderamento, incentivam a empatia e a sororidade para fortalecimento da mulher como ser individual e coletivo.

                

 

  • Ventre de Gaia:

Este é um lindo projeto realizado em parceria com duas maravilhosas guardiãs: Bruna Borges e Elis Carvalho, para celebrar os Sabbats da Roda do Ano através de cerimônias, vivências e imersões com práticas sagradas ancestrais.

Marcando a passagem do tempo de forma circular, conectando nosso ritmo interno ao ciclo da Natureza, a Roda do Ano celebra 08 Festivais Anuais, 04 principais referentes aos solstícios e equinócios, marcando o início de cada estação + 04 complementares, sinalizando o ponto máximo de cada temporada.

A Rodado Ano é representada pela Mitologia Nórdica, que conta a história de amor entre a Deusa – A Grande Mãe e O Deus Sol. Ao longo da passagem do tempo A Deusa passa pelas suas 04 faces: Donzela, Mãe, Feiticeira e Anciã. O Deus  se comporta hora como Seu consorte e hora como seu Filho, fruto desse lindo amor!

Muitos dos Dias Santos Católicos vêm das celebrações sagradas pagãs, como Natal, Páscoa, Halloween e Festa da Candelária, entre outros. Lembrando que a passagem do tempo de acordo coma Roda do Ano ocorre de forma inversa entre os Hemisférios Norte e Sul. Como essa é uma tradição nórdica, nós que vivemos no Hemisfério Sul seguimos as celebrações equivocadamente, por exemplo, a Páscoa originalmente celebra a Primavera e nós a comemoramos no Outono, pois neste período é Primavera no Hemisfério Norte.

O ‘Ventre de Gaia’ segue as celebrações da Roda do ano, honrando a Mãe Terra pelas bençãos, conforme a passagem do tempo ocorre em nosso Hemisfério Sul. 

Tríade Ventre de Gaia:

  Na ordem da foto: Liane Barreto, Elis Carvalho e Bruna Barreto

A Roda do Ano:  

 

Datas em 2019 no Hemisfério Sul: 

01/02 – Lammas: A Deusa Mãe está gestando a Criança Prometida e o Deus Sol começa a perder sua força. Festa da  Primeira Colheita, agradecer as bênçãos.

21/03 – Mabon: Equinócio de Outono. O Deus está mais fraco e começa a recolher-se e preparar-se para a morte. A Deusa Mãe usa seus conhecimentos de Anciã para cuidar do Deus. Festa da segunda e última colheita do ano. 

01/04 – Samhain: Morte do Deus Sol. A Deusa Mãe que se prepara para dar a Luz à Criança prometida muito em breve, utiliza seus poderes de Feiticeira para auxiliar o Deus na passagem entre os mundos. Dia dos Mortos, Dia das Bruxas.

21/06 – Yule: Solstício de Inverno. Renascimento do Deus Sol. A Deusa finalmente dá a Luz à Criança Prometida e se torna uma criança Donzela.

01/08 – Imbolc: O Deus Sol e a Deusa Donzela são crianças que crescem saudavelmente. Tempo que a Terra volta a renascer, inspirando o crescimento da criança interior. Festival da Candelária, Festival do Fogo que celebra o despertar da terra ao fim do Inverno e o crescente poder do Sol anunciando a chegada da Primavera.

21/09 – Ostara: Equinócio de Primavera. A Deusa Donzela e o Deus Sol são jovens cheios de vitalidade e energia que neste momento se apaixonam perdidamente. A vida volta a florescer na Terra. Festival do primeiro plantio.

01/11- Beltane: Neste momento A Deusa e O Deus são adultos que se amam espalhando fertilidade e beleza pela Terra. Festival da fertilidade. Celebração ao Amor em todas as suas faces. Festival do segundo e último plantio do ano.

21/12 – Litha: Solstício de Verão. O Deus Sol está com sua potência máxima e A Deusa está grávida, na face de Mãe. Tempo de fertilizar a Terra e nossas vidas com abundância e prosperidade em todas os âmbitos.

      

 

  • Sagrado no Parque

Tenho muita alegria e satisfação em participar deste maravilhoso projeto que é feito com o mais puro AMOR.

A mesma tríade que realiza o ‘Ventre de Gaia’ (Eu, Elis Carvalho e Bruna Borges) coordena e guia esse trabalho gratuito realizado no último domingo de cada mês, no Parque da Cidade de Salvador – Bahia.

Aberto e gratuito, esse é um círculo misto, para tod@s que queiram conhecer, trocar, compartilhar e vivenciar experiências do Sagrado. Nosso objetivo é inspirar e despertar mais pessoas, fazendo a espiral do amor girar e crescer até o infinito!